Trabalhos do Congresso SBMT 2010

Trabalhos apresentados no último congresso da Sociedade de Medicina Tropical em 2010. SBMT 2010.

 


 


 

 

 


 

 

Ambulatório de HTLV

 

alt

Neurologista Fernando Gameleira realizando

punção lombar no Hospital Dia – Infectologia.

 

O Brasil é o país com o maior número absoluto de casos de pessoas infectadas pelo HTLV e o Nordeste é a região que apresenta as mais elevadas taxas de prevelência. Constitui-se em sério problema de saúde pública e suas principais complicações incluem a Paraparesia Espástica Tropical (ou mielopatia pelo HTLV), Leucemia/Linfoma de Células T do adulto, dermatite infecciosa e Uveíte associada ao HTLV.

 

Os retrovírus humanos incluem o vírus da imundeficiência humana (HIV) e os vírus linfotrópicos de células T humanas do tipo I (HTLV-1) e do tipo II (HTLV-2), estes dois últimos associados etiologicamente a doenças de natureza linfoproliferativa e/ou neurogenerativa.

 

Recentemente, foram descritos na África central isolados das variantes denominadas HTLV-3 e HTLV-4 em populações em contato próximo com primatas não humanos, sendo ainda desconhecido seu significado patogênico.

 

Apresentam as mesmas formas de transmissão (sexual, sanguínea, materno-infantil), resultando em fatores comuns de risco e em sobreposição de populações expostas. Por esta razão, indivíduos infectados pelo HIV apresentam maior prevalência de coinfecção com o HTLV quando comparados com a população geral e a realização de sorologia para HTLV faz parte da avaliação inicial de rotina em todo indivíduo com diagnóstico de infecção pelo HIV em nosso meio.

 

Por outro lado, mais de 7% dos portadores de mielopatia pelo HTLV-1 acompanhados no ambulatório do Hospital Dia – Infectologia apresentam co-infecção pelo HIV.

 

Estima-se que 10 a 20 milhões de pessoas são infectadas pelo HTLV-1 e somente cerca de 5% desenvolvem as formas mais graves da infecção como mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM/TSP) ou leucemia/linfoma de células T (ATLL) de adultos, podendo também estar associado a outras doenças como uveíte e dermatite infecciosa, sendo a maioria dos indivíduos infectados considerados como portadores assintomáticos da infecção pelo HTLV-1.


(Clique aqui para ver trabalhos apresentados no último Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical)

 

Catálogo de sites em HTLV